Veja aqui 6 bandas que, além de mandarem aquele som, se preocupam com o futuro do nosso planeta. Prova de que diversão e sustentabilidade, associados, possuem muito mais força do que individualmente. Confira!
Dave Matthews Band
É uma das bandas que encabeça um movimento informal conhecido como “greening the tour” (algo como “deixando a turnê mais verde”). Em 2006, a banda decidiu compensar a poluição produzida durante sua carreira e assim, investem em ONGs e instituições que de fato promovam ações sustentáveis. Eles auxiliaram, por exemplo, na construção da Rosebud Wind Turbine, a primeira turbina de vento de grande escala nos EUA. Em 2010, a turnê de verão deles contou com o apoio da ONG FilterForGood, onde incentivaram os fãs a reutilizarem suas garrafas de água, dando a infraestrutura e o apoio necessários.
Linkin Park
A banda Linkin Park, depois do Tsunami fundou, em 2005, a ONG Music for Relief, dedicada a auxiliar as vítimas de catástrofes naturais. Desde a sua criação, Music for Relief levantou mais de US$ 3,5 milhões para vítimas de catástrofes múltiplas em quatro continentes (inclusive para as vítimas do Tsunami, em 2004). A ONG também apóia programas ambientais para ajudar na prevenção e diminuição de futuras catástrofes naturais, tais como a campanha Send Dirt, para proteção e restauração das zonas úmidas, e os milhões de árvores no Projeto Inner Mongolia. Music for Relief organizou um concerto beneficente com artistas renomados, enviando músicos e voluntários para ajudar no Sudeste Asiático. Cerca de 810 mil árvores foram plantadas para ajudar a reduzir o aquecimento global em uma de suas campanhas.
Coldplay
Em 2002, a banda contratou uma empresa para plantar 10 mil mangueiras em Karnataka, na Índia. A ideia, na época, era neutralizar a poluição gerada na produção e distribuição de seus CDs. Já em 2009, durante a turnê “Viva la Vida”, Chris Martin e cia. promoveram o primeiro show com carbono neutro na região de Abu Dabi, nos Emirados Árabes. O governo local não apenas destacou os acontecimentos sustentáveis do evento, mas utilizou o momento para chamar a atenção de todos para os problemas ambientais do Oriente Médio.
Jack Johnson
O músico tem uma forte ligação com o mundo do surf (é amigo de esportistas, como Kelly Slater) e a preocupação com o meioambiente acaba sendo inevitável. Em 2008, por exemplo, ele neutralizou 1.450 toneladas de CO2. Além disso, contribui financeiramente na preservação de uma área na Amazônia peruana. O envolvimento do músico é tão grande com essa questão que fundou, no Havaí, uma ONG que apoia a educação ambiental, a Kokua Hawai’i Foundation. O site oficial de Jack Johnson tem também uma área dedicada apenas ao greening.
Pearl Jam
A banda é ativista ambientalmente e não esconde isso. Nas últimas turnês mundiais neutralizou as emissões de carbono ao criar uma reserva ambiental em Madagascar. Os discursos nos palcos e na TV sempre buscam conscientizar os fãs, assumindo esse papel de “Já que nos ouvem, vamos falar o que precisa ser dito”. Recentemente, o guitarrista assumiu em uma entrevista que a banda é mais do que os músicos, é um negócio, um empreendimento. Dessa forma, investem dinheiro, tempo e recursos na preservação do planeta. Dentro do site deles há uma área, por exemplo, dedicada a conscientizar os fãs na questão dos oceanos. Aproveitando o gancho da música “Oceans”, indicam como cada um pode se envolver para salvar e preservar os oceanos. Em outra área, na do blog, publicaram um post para o Dia de Ação de Graças do ano passado, dando 10 dicas de como presentear o próximo e construir um bem maior, em comum. Assim é o Pearl Jam, que cedeu o uso da música “Just Breathe” para a nossa campanha, já que não poderá estar presente, mas acredita nessa causa.
Radiohead
Por exigência da banda, todos os palcos de seus shows têm uma preocupação ambiental. A cenografia é feita com material reciclado e a iluminação baseia-se em microlâmpadas que consomem 10% da energia das convencionais. Em algumas turnês, a banda envia seus equipamentos por navio, para poupar o tráfego aéreo e diminuir a emissão de gases poluentes. Além disso, o último álbum, “In Rainbows”, foi disponibilizado antes na internet para download, sendo que os fãs podiam pagar o valor que quisessem, diminuindo a quantidade de CDs e o gasto de matéria-prima na impressão desses. Por essas e outras, foram eleitos pelo Planet Green (movimento sustentável liderado pela Discovery Communications) como um dos destaques no cenário musical, preocupados com o bem do planeta.
Pearl Jam
Cold Play
:P
E o melhor…eu adoro todas essas bandas!
Dave Matthews Band foi o show mais lindo que já vi!!! SWU 2012 mandou muito bem, e tenho certeza que mandara de novo!!
Radiohead (L)
e coincidentemente, são bandas que adoro!!!