O furação Sandy arrasou Nova York em novembro de 2012. A supertempestade, vinda do Caribe, alagou metrô, túneis, causou incêndios, deixou 48 mortos e muito entulho pela cidade. E a designer Jennifer Gorsche viu na tragédia uma maneira de ”resgatar” a Big Apple. O que ia virar lixo foi transformado em arte que ajudou as vítimas do furacão.
Com os destroços deixados pelo furação, ela e mais 24 designers criaram objetos de arte e decoração, como banquetas, luminárias e espreguiçadeiras. Os bancos, por exemplo, foram feitos com pedaços de árvores derrubadas pela tempestade. Já os lustres foram criados a partir de fitas de iluminação, luzes de LED e galhos que estavam espalhados por Nova York. O projeto foi chamado de Reclaim NYC e ajudou a arrecadar fundos para os sobreviventes da tempestade.
As peças criadas pelo Reclaim NYC foram leiloadas e cerca de US$ 15 mil já foram foram levantados. A ideia deu certo e a designer pensa em espalhar o projeto para ajudar a recuperar outras cidades. “Estamos explorando a possibilidade de fazer eventos similares para levantar fundos no futuro. Diversos designers se sentiram inspirados pela nossa ação, então devemos ter ainda mais apoio”, disse Jennifer em entrevista à ISTOÉ.