O que peixes e horta têm em comum? Bom, à primeira vista, nada. Mas dois empresários que trabalham com produtos orgânicos acharam bacana juntar as duas coisas e criaram uma espécie de vaso que é aquário e horta ao mesmo tempo.
Nikhil Arora e Alejandro Velez, da empresa Back to the Roots, batizaram o produto de “Jardim Aquapônico”. Ele tem um formato de um vaso de planta qualquer, mas é todo feito de acrílico transparente.
Na parte de cima, há uma “tampa” com seis buracos onde pode-se encaixar mudas de temperos ou pequenas hortaliças. Na parte de baixo, um aquário ideal para peixinhos. Para garantir a sobrevivência do pet, o produto traz uma bomba de ar para manter a água com oxigênio.
Sem trabalho
Agora a parte mais fácil, prática e sustentável do Jardim Aquapônico: as necessidades fisiológicas dos peixes acabam virando adubo para as plantinhas! Os dejetos são bombeados constantemente junto com a água para cima, onde estão as verdinhas.
As plantas, por sua vez, têm a capacidade de filtrar e purificar a água que, então, é devolvida ao tanque dos peixes. Ou seja, não há necessidade de limpar o aquário, basta alimentar os peixes e esperar que eles e as plantas façam o resto do trabalho.
O “aquavaso” está à venda no site do Back to the Roots por $59,99 dólares.