Projeto que ensina a partir de brinquedos feitos com lixo quer revolucionar a educação no Brasil

Da ideia de transformar lixo em brinquedo surgiu a TooDo Eco, uma startup criada por duas amigas, uma brasileira e uma chilena, que pretende modificar a estrutura educacional nas escolas públicas do Brasil e também os velhos hábitos de vida dos educadores.

Os brinquedos feitos com materiais reaproveitáveis são utilizados em aula para estimular aspectos como hábitos sustentáveis, curiosidade, trabalho em equipe e aprendizagem na prática.

“Enquanto as crianças montam os brinquedos em grupos, surgem perguntas, logo elas vão pesquisar essas perguntas convertendo-se em pequenos cientistas e investigadores, para ao final compartilhar entre todos as descobertas”, explica Naná Lavander, uma das cofundadoras do projeto.

Para levar adiante esse modelo de educação, Naná e parceira Daniela Del Campo desenvolveram o projeto piloto “Mãos Criativas, Cabeça Inteligente“, que pretende adotar a metodologia dos brinquedos com alunos do ensino fundamental de duas escolas públicas de São Paulo: o Projeto Âncora, em Cotia, e a escola municipal Amorim Lima, no Butantã, zona oeste da capital.

A intenção, além das peças feitas com materiais descartáveis, é construir em coletivo com os educadores e as crianças, um álbum de figurinhas que vai servir de cartilha para as escolas. Ela será dividida em quatro capítulos, com temas sobre lixo e reciclagem. Neles, estarão conteúdos relacionados à origem dos materiais, montagem dos brinquedos e noções básicas sobre movimento, além de ilustrações, perguntas e manuais de instruções.

Também serão criados vídeos tutoriais, kits de brinquedos e, em conjunto com os educadores, um guia virtual como apoio para que outros professores possam usar a metodologia em suas aulas.

Ensino lúdico

Nas escolas, as duas fundadoras se juntam aos professores para ensinar os alunos a construir os brinquedos – feitos de garrafas PET, tampinhas, CDs, papéis, papelão, palitos de dente, tubos de caneta, entre outros – e trabalhar conteúdos importantes como a geração de lixo, força centrífuga, geometria, biologia e até cidadania.

“Participar do processo de montagem faz com que as crianças percebam algumas regras da física, por exemplo. Por que alguns brinquedos se movimentam? Para que serve a lixa? O que são os eixos? Por que algumas pessoas sentem vontade de vomitar quando giram?”, explica Naná, que garante que com a prática os alunos aprendem melhor a matéria dada pelos professores.

Além de modificar o ensino e o tornar mais prazeroso para as crianças, montar os brinquedos também trabalha a motricidade, atenção e percepção das crianças. “Sem contar que o uso do “lixo” faz com que elas aprendam que tudo pode ter um novo uso, se familiarizam com o conceito da reciclagem, sua importância, mudando seus hábitos para condutas mais sustentáveis”, acredita.

Para que o projeto “Mãos Criativas, Cabeça Inteligente” vire realidade em mais escolas, a TooDo Eco inscreveu a ação na plataforma de financiamento colaborativo Cartase. O objetivo é arrecadar R$30 mil até maio de 2013. Para ajudar, clique aqui.

 

Esta entrada foi publicada em Viva o planeta. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.