Tomar banho com a água de banhos anteriores. “Eca”, você deve estar pensando. Mas calma que a ideia é boa e muito higiênica. É que uma empresa francesa criou um chuveiro sustentável, que recolhe a água utilizada, filtra e a deixa limpa novamente para um outro banho.
Chamado de Geopure, o dispositivo contém dois tanques que podem armazenar até 50 litros de água. O chuveiro fica dentro de uma espécie de capsula e quando é ligado, a água do recipiente, localizado na parte de cima, escorre e é drenada para o segundo compartimento, onde é filtrada e bombeada de volta para a parte superior. Segundo a empresa Geopack Industries, este processo pode ocorrer até 50 vezes antes que a água precise ser substituída. Esse ciclo constante evita o desperdício.
Além de ser ambientalmente correto, o Geopure é portátil e pode ser instalado em praticamente qualquer lugar. Outra grande vantagem é que ele não precisa de energia elétrica para funcionar. Ele utiliza painéis solares, que são capazes de alimentar o sistema e até deixar a água na temperatura certa.
O chuveiro foi recentemente demonstrado na feira de tecnologias IDEX 2013, em Abu Dhabi, que aconteceu entre o dia 17 e 21 de fevereiro. O preço ainda é salgado. Para ter um Geopure no quintal de casa é preciso desembolsar cerca de 10 mil euros. O vídeo abaixo está em francês, mas mostra como chuveiro do futuro funciona: