Empresa italiana descobre como fabricar papel feito de pedra

As folhas de papel deste caderno foram feitas com pedra

Com a tecnologia digital e a popularização dos tablets, fica cada vez mais crível a história de que o papel está com os dias contados. Mas enquanto isso não acontece, mais de 4 bilhões de árvores são derrubadas todos os anos para produzir papéis. Então, uma empresa italiana pensou numa alternativa revolucionária: um papel feito de pedra.

A Ogami colocou a natureza em primeiro lugar e repensou o modo de se produzir papel. Depois de pesquisas, chegaram a um modelo feito de carbonato de cálcio, um subproduto natural do calcário. Apelidado de Repap (papel de trás para frente, em inglês), a novidade também é à prova d’água – pode até ser lavado e utilizado novamente.

Além do principal, diminuir a derrubada de árvores, a fabricação do Repap também dispensa o uso da água, necessária no processo tradicional de se fazer papel. Como o carbonato de cálcio é naturalmente branco, o Repap também evita os fortes ácidos utilizados para o branqueamento.

E quando o Repap já não puder ser utilizado, ele pode ser facilmente reciclado. Diferente do papel “normal”, ele não volta a ser papel de novo, mas pode ser transformado em produtos feitos de plástico, como por exemplo, vasos para plantas.

 

 

Esta entrada foi publicada em Acredite se quiser. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.