Estilistas e indústria têxtil brasileira investem em moda sustentável

Coleção sustentável de Alexandre Herchcovitch

Estilistas brasileiros e marcas conceituadas investem cada vez mais em coleções sustentáveis, confeccionadas com tecidos reciclados. Foi assim com Oskar Metsavaht, diretor de estilo e criação da Osklen, que participou do II Fórum Global de Sustentabilidade, e mais recentemente Alexandre Herchcovitch, que desfilou uma coleção ecológica nas passarelas do São Paulo Fashion Week.

O estilista fechou parceria com uma empresa que trabalha apenas com tecidos sustentáveis, a EcoSimple, em Americana (SP). Os tecidos são produzidos a partir da coleta de retalhos descartados por confecções, e utilizam garrafas PET em sua composição. Além disso, a tecelagem é livre de tratamento químicos.

Cada 1 metro de tecido ecológico usa 480 gramas de resíduo têxtil e 8 garrafas PET, que são retiradas do meio ambiente. E só em 2012, foram produzidos 3,6 milhões de metros de tecido.

Para especialistas, as soluções sustentáveis são imprescindíveis para o futuro da indústria têxtil, mas a sustentabilidade também traz um novo desafio: aprimorar os processos de fabricação para reduzir custos.

Esta entrada foi publicada em Viva o planeta. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.