O estudo Global Food: wast not, want not (“Comida Global: não desperdice, não queira) divulgou que 30 a 50% dos alimentos que são produzidos por ano em todo o mundo nunca chegam à mesa. Ou seja, de 1,2 a 2 bilhões de toneladas de comida vão parar no lixo.
Este número deixa um outro ainda mais alarmante: cerca de 3 bilhões de pessoas sofrem com insegurança alimentar, segundo a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO). Portanto, a comida desperdiçada todos os anos poderia alimentar parte dessas pessoas que passam fome.
Para a instituição responsável pelo relatório, o Imeche, no reino Unido, problemas como infraestrutura inadequada de transporte e armazenamento; exigência dos supermercados de que os produtos sejam visualmente perfeitos nas prateleiras; promoções que incentivam o consumo desnecessário e a falta de consciência dos consumidores são algumas das causas desse desperdício.
A comida que vai para a lata de lixo acaba consumindo recursos como água e energia. Cerca de 550 bilhões de metros cúbicos de água são desperdiçados, todos os anos, na produção desse alimento que não é ingerido.
Parte da culpa é também dos brasileiros. O Brasil joga fora mais de 11 milhões de toneladas de alimentos todos os anos. Os dados são do Centro de Agroindústria de Alimentos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).