O Guia de Eletrônicos Verdes, publicado anualmente pela organização não-governamental Greenpeace, avalia as iniciativas sustentáveis que as principais empresas de tecnologia têm tomado para diminuir o impacto ambiental de seus produtos.
O relatório analisa, entre outros pontos, se tais companhias cumpriram de fato metas como a redução de gases do efeito estufa e a retirada de produtos tóxicos dos aparelhos. Da análise sai uma lista das 10 empresas que mais cumpriram seus objetivos ecológicos. Veja agora quais são elas:
10° – Philips
A Philips aumentou a eficiência energética e reduziu a emissão de carbono neste ano de 2012. Porém, o fato de a empresa ainda não ter um programa de reciclagem eficiente, que ainda está em fase piloto, faz com que a empresa perca pontos “verdes”. Ainda assim, ela é a 10º mais sustentável do mundo.
9° – Lenovo
A empresa já firmou compromisso para reduzir sua emissão de gases de efeito estufa em pelo menos 30% até 2015. Mas ainda não tem um plano detalhado acerca do uso de eletricidade limpa. Levou apenas o 9º lugar.
8° – Sony
Além de ter produtos que economizam energia, a companhia utiliza, todos os anos, cerca de 8 toneladas de plástico pós-consumo reciclado na produção de novos equipamentos.
7° – Samsung
A Samsung avançou na qualidade do relatório de sustentabilidade, o que inclui o reporte das emissões de gases de efeito estufa e sua cadeia de suprimentos. A empresa tem trabalhado para ampliar a vida dos produtos.
6 ° – Apple
A empresa criada por Steve Jobs peca pela falta de uma meta de redução de emissões de gases efeito estufa e por uma política tímida de incentivo ao uso de fontes renováveis. Apenas 13% do consumo da empresa é suprido por energia limpa, segundo o relatório.
5° – Dell
A empresa caiu três posições em relação ao ranking anterior por ter descumprido o compromisso de eliminar o uso de plástico PVC e retardadores de bromados (BRF), substancia tóxica que pode, por exemplo, contaminar o lençol freático.
4° – Acer
A companhia mostrou melhorias nos critérios de uso de energia e tem a meta de reduzir suas emissões de CO2 em 60% até o final da década.
3° – Nokia
A Nokia definiu metas para reduzir a emissão de gases de efeito estufa de suas operações em pelo menos 30% até 2015. O que faz a empresa perder pontos é falta de estratégias de redução de consumo de energia, seja com eficiência energética ou aumento do uso de fontes renováveis.
2° – HP
Líder do ranking em 2011, a HP caiu uma posição. Contudo, a empresa segue líder em operações sustentáveis, que incluem a gestão criteriosa de sua cadeia de fornecedores, além de um programa efetivo de medição de emissões de carbono.
1° – Wipro
O primeiro lugar de 2012 vem da Índia. A Wipro lidera na redução de gases de efeito estufa e utilização de fontes renováveis. A companhia investe agora para diminuir 85% dos poluentes por meio de investimentos em energia renovável.
Bem legal!! Interessante ver que está na Índia a empresa considerada a mais sustentável, interessante por que o país não é considerado de primeiro mundo e mesmo assim a empresa se preocupa com o meio ambiente…Muito bom! Eu também destacaria a Volvo Caminhões, eles ganham sempre vários prêmios e eu vi que nos últimos tempos eles entregaram ônibus hibridos em vários locais do mundo, incluindo Curitiba…Tem uma material bem bacana no site deles sobre o tema, recomento=): http://www.volvotrucks.com/trucks/brazil-market/pt-br/trucks/pages/productguide.aspx