Brasil cai duas posições em ranking de consumo sustentável

Demos uma escorregadinha no ranking que que mede a preocupação dos consumidores com questões relacionadas à sustentabilidade. O Brasil, que já ocupou a primeira posição, caiu para o terceiro lugar na edição 2012 da pesquisa Greendex, realizada desde 2008 pela National Geographic Society, em parceria com o instituto de pesquisas GlobeScan.

O Brasil marcou 55,5 pontos na atual avaliação (em uma escala de 1 a 100), aparecendo atrás de China (57,8), em segundo lugar, e Índia (58,9), agora o país mais responsável e consciente quando o assunto é consumo.

Ainda assim, o Brasil é considerado exemplo, já que dados da pesquisa apontaram que 65% dos consumidores brasileiros vão a pé ou de bike para seus compromissos diários – a média global é de 58%. Os brasileiros (69%) e alemães (69%) também são os mais preocupados em economizar água em suas atividades do dia a dia. Já os espanhóis (27%) são os que menos se importam.

Falha nossa

E o que derrubou o Brasil na nova pesquisa? O excessivo consumo de carne vermelha. Segundo o estudo, 60% dos entrevistados afirmaram comer carne bovina todos os dias. O número só é maior na Argentina, onde 61% têm o hábito de consumir carne frequentemente. Vale lembrar que a média mundial é bem menor, apenas 28%.

Fundo do poço

Estados Unidos e Canadá são os últimos colocados com 44,7 e 47,9 pontos, respectivamente. As duas nações são consideradas as menos preocupadas com as consequências que suas ações podem ter para o planeta.

 

Esta entrada foi publicada em Viva o planeta. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.