Estudo afirma que alimentos orgânicos não são mais nutritivos que os outros

Um estudo polêmico da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, deixou os defensores da agricultura sustentável “irritados”. Segundo a pesquisa, comida orgânica não é mais nutritiva que os demais alimentos.

Apesar de conterem 30% menos agrotóxicos, os alimentos orgânicos apresentam a mesma tabela nutricional – frutas e legumes contêm a mesma quantidade de vitaminas e o leite não apresenta variação no teor de proteína e gordura.

O trabalho contradiz o que muitos especialistas afirmam sobre os alimentos orgânicos, aqueles que não foram modificados geneticamente, são livres de agrotóxicos, pesticidas e cultivados de forma a não prejudicar o meio ambiente. Ativistas que fazem campanha sobre os benefícios da alimentação natural criticaram o estudo da universidade.

“Alguns acreditam que comida orgânica é sempre mais saudável e com mais nutrientes. Nós ficamos um pouco surpresos de não descobrirmos isso”, disse o pesquisador-chefe, Crystal Smith-Spangler em entrevista à BBC Brasil.

O trabalho de Stanford, publicado na revista médica Journal Annals of Internal Medicine, analisou 17 estudos e mais de 233 trabalhos sobre os nutrientes, bactérias, fungos e agrotóxicos em vários alimentos, incluindo frutas, legumes, grãos, carnes, leite e ovos.

Os críticos defendem que nenhuma das pesquisas analisadas durou mais de dois anos, o que impossibilita a validade da pesquisa.

 

 

Esta entrada foi publicada em Acredite se quiser. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Uma resposta a Estudo afirma que alimentos orgânicos não são mais nutritivos que os outros

  1. Eliane D Abdala disse:

    É difícil de acreditar, considerando os efeitos produzidos pelos Agrtóxicos. Por que não prorrogam o tempo de pesquisa, para uma conclusão mais segura?