Máquina de lavar portátil, isso existe e economiza até 68 litros de água por semana

Com o intuito de ajudar os moradores de uma faleva em Lima, no Peru, dois designers norte-americanos criaram uma máquina de lavar portátil e inteligente, que chega a economizar cerca de 68 litros de água por semana.

Depois de uma temporada na favela peruana, convivendo diariamente com o sofrimento das mulheres de lá, que penam para lavar as roupas das famílias à mão, Alex Cabunoc e Ji A You inventaram a GiraDora, uma máquina de lavar (e também secadora) que funciona com um pedal: quanto mais você pedala, mais ela lava.

A tradicional lavagem de roupa na faleva Cerro Verde, além de causar dor nas costas e lesões do pulso, é um processo caro, demorado e pouco eficiente. Toda água de Cerro Verde é trazida por caminhões, o que a deixa até 14 vezes mais cara do que é cobrado na cidade.

Vantagens

Com a GiraDora, o processo ficou muito mais fácil. “Ao usar menos água no processo, o tempo de secagem é menor. Isso é importante pois impede o crescimento de fungos nas roupas, diminuindo a incidência de casos de asma e outros problemas respiratórios nas crianças da comunidade. Você também pode aproveitar a água que foi utilizada, usando na descarga do banheiro ou para molhar as plantas”, disse Alex em entrevista à revista Galileu.

O fato de ser portátil permite as mulheres limpar as roupas no lugar que quiserem e as mãos ficam livres para outras atividades. “Descobrimos que ele tem potencial para gerar uma renda extra pra família, um dos primeiros passos para quebrar o ciclo da pobreza”, continua o designer.

Por enquanto, foram testados apenas protótipos em Cerro Verde. A expectativa é de, dentro de um ano, a GiraDora, que custa cerca de U$40 dólares, chegue a várias comunidades da América do Sul.

 

 

Esta entrada foi publicada em Viva o planeta. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.