Começou! A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, começou nesta quarta-feira (13) transformando o Rio de Janeiro na capital mundial da sustentabilidade até o dia 22 de junho.
Durante quase duas semanas, 115 chefes de estado se reunirão para descobrir como podemos transformar o nosso planeta em um lugar melhor para viver, garantindo um futuro saudável para as próximas gerações. E o Portal SWU está junto nessa, acompanhando tudo de pertinho e deixando você informado sobre os mais importantes eventos e decisões tomadas durante a Rio + 20. (Veja no quadro de Notícias, na homepage do portal, notícias atualizadas sobre a conferência).
O objetivo da conferência é renovar os compromissos feitos na ECO 92 e assegurar o desenvolvimento sustentável – além de avaliar o progresso feito nesses 20 anos, examinar os problemas que ainda existem e abordar os novos desafios que surgem a cada dia. A expectativa é que mais de 50 mil pessoas participem do evento.
Rio+20 em três partes
A Rio+20 pode ser dividida em três principais partes. Nos primeiros dias, de 13 a 15 de junho, representantes de todos países vão elaborar documentos que serão examinados pelos presidentes e primeiros-ministros.
De 16 a 19 de junho, representantes de ONGs e universidades participam de mesas de discussões, com o objetivo de buscar alternativas sobre políticas sociais que se aliem ao ao desenvolvimento sustentável e economia verde.
Nos dois últimos dias de conferência, presidentes da República e primeiros-ministros, além dos dirigentes da ONU se reunirão para analisar os documentos elaborados durante a Rio+20 e definir um texto final de propostas.
Para o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, a Rio +20 é uma oportunidade única de progresso real para a economia sustentável que as propostas geradas durante o evento terão um impacto decisivo no fututo do planeta.
O povo na Rio+20
Mas nem só de líderes vive a Rio+20. Pessoas comuns, mas interessadas em um futuro sustentável, também terão espaço na conferência. Para dar “voz ao povo” foi criado um evento paralelo, chamado de Cúpula dos Povos, que será realizado entre os dias 15 e 23 de junho, no Aterro do Flamengo.
A Cúpula dos Povos, organizada pela sociedade civil, como ONGs e empresas, terá debates e palestras sobre os mesmos temas da Rio+20, mas os assuntos serão abordados de forma diferente, criticando, inclusive, a própria ONU, e com propostas de mobilização após o término do evento.
Se você quiser ficar por dentro da Rio+20, vem com a gente! É só ficar ligado aqui no Portal SWU e nas nossas redes sociais.
pequenas atitudes grandes mudanças essa é a ideia… SWU contribuindo para um Pais sustentável.
Vale ressaltar também que ao mesmo tempo ocorre a Cúpula dos Povos.
Vou ficar muito triste se o SWU ocorrer no RIO, prefiro quando foi aqui no interior pertinho de casa!
Camila, nunca informamos que o SWU seria no Estado do Rio de Janeiro. Estamos apenas fazendo a cobertura do evento Rio+20! :)