O Portal SWU foi às ruas, na última quarta-feira, na Praça da Sé, em São Paulo, e perguntou: Você acha que a presidente Dilma deve vetar ou aprovar o novo Código Florestal?
Ao todo, 100 pessoas responderam e o resultado, surpreendente, mostrou que as pessoas desconhecem o que está em jogo na aprovação ou veto do código.
Dos 100 entrevistados, 66% responderam que a presidente deve vetar o projeto. Os outros 34% disseram que Dilma deveria aprovar. Mas, muitos do que votaram na aprovação pareciam querer, na verdade, o veto. “Ela precisa aprovar. Ele (Código Florestal) está muito atrasado. Vai acabar com as nossas florestas”, disse William Gonçalves, de 18 anos.
Outra entrevistada, a escrevente Juliana Carvalho, de 31 anos, também a favor da aprovação do Código Florestal, justificou assim sua opinião: “É uma forma de regulamentar as atividades ambientais e preservar as riquezas naturais do País”. Fica no ar a pergunta: será que é mesmo a aprovação do código que Juliana deseja? Um claro exemplo de como a questão está confusa é o fato de que muitas pessoas que foram abordadas pelo Portal SWU admitiram que estavam “por fora” do assunto e não quiseram responder à pergunta.
Já o motorista Anderson Fernandes, de 44 anos, lembrou os países desenvolvidos para explicar porque é a favor da reformulação no Código Florestal. “O primeiro mundo já desmatou tudo e usou a natureza para enriquecer. Acho que deve aprovar, porque ele vai possibilitar mais desenvolvimento no nosso País”, disse.
#vetadilma
Há também quem queira o veto, mas não saiba muito bem explicar a escolha. “Li que não é muito bom pro meio ambiente”, disse o técnico em eletroeletrônica Otávio Santos, de 21 anos. Os argumentos de quem é contra o Código Florestal são parecidos: o desmatamento é o que mais preocupa essas pessoas. “As alterações que foram feitas na proposta inicial deixaram o Código Florestal mais permissivo e pouco protetor”, disse Roseli Castilho, funcionária pública.
O professor Caio Dezorzi, de 30 anos, que só topou responder por ser sobre o Código Florestal, foi além. “São mudanças que visam favorecer o latifúndio, o agronegócio, em detrimento do meio ambiente e dos pequenos produtores. A presidente precisa vetar.”
O projeto do novo Código Florestal chegou no dia 7 de maio ao Palácio do Planalto. Agora, a presidente Dilma Rousseff tem até o dia 25 de maio para vetar, total ou parcialmente, a proposta. Caso não o faça, o novo Código Florestal deve ser sancionado no mesmo dia, da mesma maneira como veio do Congresso.
Nos últimos dias, a hashtag #vetadilma extrapolou os Trending Topics do Twitter e foi parar nos blogs, nas ruas e até na boca da atriz Camila Pitanga. A maioria dos brasileiros, assim como a artista, apoia o movimento.
Mas esta pequena amostragem de 100 pessoas, apurada pelo Portal SWU no centro de São Paulo, apontou que poucos parecem saber, de verdade, o que é o Código Florestal e o que verdadeiramente significa o veto da presidente.
(Caroll Almeida)
estamos chegando nos 200 mil likes no face ein galera!!! cadê aquela promo da hora?///
boa caroll!!! bela matéria!! a população brasileira desconhece seus direitos isso é um fato!!!