Ir para a academia gastar e produzir energia ao mesmo tempo. É assim que funciona na Greenasium, academia de ginástica em San Diego, na Califórnia. Lá, os clientes malham, perdem peso e transformam a energia que gastam na bicicleta ergométrica em energia elétrica para a academia.
Mas isso só é possível porque a Greenasium é equipada com uma bicicleta especial chamada visCycle, que gera eletricidade a cada pedalada. Segundo o estabelecimento, a energia produzida por um equipamento é suficiente para manter os ventiladores do local funcionando. Com mais bicicletas funcionando, a energia gerada compensa os gastos com computadores, som e luzes da academia.
Malhação verde
Co-proprietário e gerente da Greenasium, Byron Spratt diz que teve a ideia quando passou a observar os concorrentes. “Você começa a pensar que todas as pessoas que frequentam a academia estão queimando energia dupla – a sua própria energia e energia elétrica”, disse em entrevista ao site MSNBC.
Além de ter implantado a bicicleta ergométrica eco-friendly, o gerente ainda cita outras vantagens sustentáveis da academia: o local aproveita ao máximo a luz do sol, o chuveiro e torneiras têm arejadores, que gastam menos água, e o piso é feito de pneus reciclados.
Há um programa, o Energyme, que pretende ampliar a ideia usada na academia. Criado pelo Dido Studio, no Texas, o Energyme quer utilizar a energia gasta nos equipamentos de ginásticas públicos – aqueles que ficam no meio de praças e parques – para gerar energia para as ruas. Bacana, né?
Muito importante o que voces estão fazendo.
Eu curso gestão ambiental e prourava por energia sustentavel, achei super legal o trabalh de voces parabens!!!