Londrinos e turistas não mais precisarão consultar o smartphone se quiserem saber quais linhas do metrô estão atrasadas ou mesmo as cotações do mercado de ações. Agora basta usar uma das lixeiras inteligentes instaladas em Londres. Com o objetivo de incentivar a prática da reciclagem e separação do lixo, a capital lançou novas latas de lixo de reciclagem com alta tecnologia e telas em LCD.
Já foram instaladas 25 lixeiras e até os Jogos Olímpicos, que começam em junho de 2012, mais 75 serão espalhadas pela cidade. As latas de lixo terão conectividade Wi-Fi, dando acesso à internet para toda a população inglesa durante os jogos. A ideia é que a pessoa pare para se informar e aproveite para jogar no lugar correto aquele copo de plástico ou papel de bala que está guardada no bolso.
Cada lixeira vai custar cerca de R$ 82.335,00, fora a manutenção anual. Apesar de cara, a ideia animou prefeituras e empresários de outras capitais, como Nova York e Tóquio, que estão interessados na lata de lixo high-tech.