Uma boa notícia para quem usa bike e o metrô: desde o dia 4 de fevereiro as bicicletas são permitidas nas escadas rolantes das plataformas do Metrô e das estações ferroviárias de São Paulo. A vitória se deve a um vídeo na internet, que gerou mobilização de ciclistas na rede, mostrando o quão difícil é subir e descer lances de escada carregando bicicletas de até 20 quilos nos ombros.
O vídeo, feito pelos grupos Bike Anjo, Coletivas, Coletivo Cru e Vá de Bike, mostra um ciclista percorrendo as estações com a bicicleta a tiracolo e faz a seguinte provocação: “Você acha que todo mundo que pedala – mulher, homem, idoso, jovem, criança – tem esse equilíbrio na escada e força nos braços?”.
A repercussão fez com que o vídeo chegasse à ouvidoria do metrô, da ViaQuatro e da CPTM. Depois de avaliação, foi decidido que, em caráter de teste, o transporte de bikes pelas escadas rolantes estava liberado. O transporte foi autorizado apenas nas subidas, uma vez que os técnicos do metrô ainda consideram arriscado levar a bike no sentido da descida.
O uso de bicicletas no metrô só é permitido depois das 20h30 durante a semana. Aos sábados, as bikes são liberadas após as 14 horas, e aos domingos e feriados a entrada é permitida durante todo o dia.
Manifestação
Outra mobilização de ciclistas também repercutiu recentemente. Na última sexta-feira (2), cicloativistas tomaram a Av. Paulista para protestar contra a falta de respeito no trânsito que matou uma ciclista, atropelada por um ônibus na principal avenida de São Paulo. Os manifestantes pedalaram ao longo da avenida, plantaram árvores e instalaram uma ghost bike para lembrar a morte da ciclista.