Fique atento aos mitos sobre a reciclagem

Reciclagem é um dos termos mais em voga nos dias de hoje e cada vez mais pessoas entendem a importância de tratar o lixo da forma mais correta. Mas, com a popularização do assunto desde a década de 80, surgiram, também, as dúvidas e os mitos sobre o assunto. Quais materiais podem mesmo ser reciclados? Quantas vezes cada material pode passar pelo processo? Reciclar é barato? Veja o que deve e não ser feito na hora de separar o lixo e as inverdades sobre a prática.

Todo produto com o símbolo de reciclável é ou será reciclado

Nem sempre. Os símbolos de reciclabilidade foram desenvolvidos para ajudar a identificar e separar materiais como vidro, plástico, papel/papelão, alumínio e aço para reciclagem. Muitas empresas já utilizam esse tipo de marketing como forma de agregar valor ao seu produto, mas é preciso ficar atento. Aquele símbolo significa que os materiais são potencialmente (e tecnicamente) recicláveis e não que serão efetivamente reciclados. Ou seja, pode acontecer, mas não necessariamente irá acontecer. Por isso, não se engane, procure saber a origem daquela embalagem e, quando for descartá-la, jogue-a em um coletor específico para aquele material.

Os materiais podem ser eternamente reciclados

Mito. Muitas pessoas pensam que os materiais podem ser infinitamente reciclados, sempre originando outro produto com as mesmas propriedades do antigo, mas não é isso que acontece. O papel, por exemplo, em um determinado momento, precisará da adição de fibras de celulose “virgens”, o que acarreta novos danos como a extração de novas árvores, solo, água e energia. O plástico é outro material que nunca terá seu ciclo de reaproveitamento fechado. Um produto feito de plástico nunca será reciclado e transformado em outro igual, e sim em um produto diferente, muitas vezes com a inclusão de matéria prima originada do petróleo. Esse fato já provoca a reação de muitos ambientalistas, principalmente nos Estados Unidos, que já exigem a retirada de produtos como as garrafas pets de circulação.

Materiais como papel, vidro, metal e plástico são sempre recicláveis

Mito. Grande parte desses materiais possui altos níveis de reciclabilidade, mas nem todos. Produtos como espelho, lenço de papel, papel higiênico, papel amassado, absorvente, fralda descartável, louça, barbeador descartável, papel-carbono, esponja de aço, etiqueta adesiva, clipe e grampo, cabo de panela, tomada, vidro, e muitos outros, não podem ser reciclados. Portanto, fique atento e saiba se aquilo que você está jogando fora poderá ser reciclado.

Reciclar é barato 

Nem sempre. Geralmente reciclar é mais barato que produzir algo a partir de matérias primas virgens. Isso não significa, contudo, que ela não gere custos nem danos ambientais. Um produto feito de materiais reciclados muitas vezes precisa da inclusão de novas matérias primas, energia para sua produção, além de uma série de outros gastos. Isso sem contar nos materiais, como pilhas e baterias, que possuem um processo de reciclagem bastante complexo e caro. Por conta desses valores, os produtos reciclados nem sempre são mais baratos. Por isso, a melhor forma de baratear esses produtos é comprando e dando preferência ao que for reciclado. Dessa forma, os grandes empresários poderão perceber o potencial econômico desses materiais e investir neles.

Reciclando vamos salvar o mundo

Mito. A reciclagem é uma prática repleta de benefícios. Ela diminui o volume de lixo nos aterros, evitando a poluição do ar, solo e lençóis freáticos, ajuda a reduzir a quantidade de matérias primas que seriam extraídas para a produção de bens de consumo e ainda contribui com pequenas comunidades, como catadores de lixo e cooperativas. No entanto, a reciclagem não é a solução. Se queremos garantir os recursos naturais e preservar de fato o planeta, devemos reduzir a quantidade de resíduos gerados, depois, reutilizar os materiais até que eles não tenham mais serventia, e aí sim, reciclar.

Conteúdo fornecido pelo portal EcoDesenvolvimento

 

Esta entrada foi publicada em Viva o planeta. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

6 respostas a Fique atento aos mitos sobre a reciclagem

  1. Letícia Bonato disse:

    Todos nós sabemos que podemos reduzir nosso impacto no planeta se fizermos novas escolhas, de acordo com padrões de consumo mais simples e sustentáveis. A reciclagem é uma maneira bastante inteligente de se contribuir para um mundo melhor. Porém, não é a única. Se todos repensarmos nosso impacto, fica muito mais fácil adotar formas mais sustentáveis de vida. A iniciativa do SWU é mto nobre, show de bola. Valeu SWU!!!

  2. Eu conheço gente que lendo isso diria “vou parar de reciclar então” … ou ” é por isso que eu não reciclo”… A ignorancia é complicada de se combater…

    Todo mundo tem que fazer a sua parte… Eu faço!

  3. fabio marcel disse:

    simples e facil, dificil é saber com as pessoas não adotaram isso no dia a dia

  4. Consciência! Reciclar é o mínimo que o ser humano pode fazer!!!

  5. Pois é, não vai salvar o mundo, mas torná-lo um lugar melhor para se viver ;)

  6. Pam disse:

    A melhor maneira de salvar o mundo é começar pela educação e aprender que o mundo não vai durar para sempre desse jeito, temos que começar consumindo menos.