Duran Duran? Black Eyed Peas? 311? Há nomes de bandas que você bate e o olho e já sabe identificar o que significam, qual a referência, como surgiram. Mas outros, você pensa, pensa, pensa e não entende de onde pode ter saído tamanha criatividade. Pois bem, o Portal SWU investigou e vai revelar agora para você a origem do nome de algumas bandas do lineup do SWU Music & Arts Festival 2011. Olha só!
Duran Duran – Este é o nome do vilão da ‘erótica’ HQ Barbarella, publicada em 1962, pelo francês Jean-Claude Forest. Fãs do quadrinho, o grupo batizou a banda em homenagem ao vilão e até fizeram uma música chamada Electric Barbarella em 1997. O quadrinho viraria, anos mais tarde, um filme (Barbarella, 1968), estrelado por Jane Fonda.
311 – Esse é o número do artigo para atentado ao pudor no código penal de Nebraska, nos Estados Unidos. 311 virou o nome da banda por conta de uma gracinha do baixista Aaron “P-Nut” Wills: quando tinha 16 anos, P-Nut foi pego pela polícia andando pelado na rua e, claro, indiciado por atentado ao pudor. Os outros membros da banda acharam a história divertida e resolveram batizar o grupo com o número do tal artigo.
Megadeth – Depois de sair do Metallica, Dave Mustane formou sua banda e a batizou com um nome inspirado no termo militar ‘megadeath’. O termo foi criado em 1953 pelo estrategista de guerra Herman Kahn e significa “um milhão de mortes”. Dave tirou o ‘a’ do termo e batizou sua banda de thrash metal.
Sonic Youth – O grupo inventou o nome, que pode ser traduzido como “juventude sônica”, juntando o apelido de Fred “Sonic” Smith do banda americana MC5, criada em 1964, com o nome do MC jamaicano Manley Augustus Buchanan, mais conhecido como Big Youth.
Black Rebel Motorcycle Club – A banda começou como “The Elements”, até os integrantes serem avisados de que não eram o único grupo com esse nome. Os integrantes, então, resolveram fazer uma referência ao filme “O Selvagem”, de 1953. “Black Rebel Motorcycle Club” é a gangue de motociclistas liderada por Marlon Brando, personagem principal deste clássico dos anos 50.
The Black Eyed Peas – A inspiração para o nome “Black Eyed Peas” veio do nome de uma outra banda famosa, o Red Hot Chili Peppers. Assim como o quarteto americano, Will.i.am, o cabeça do BEP, queria para o grupo o nome de uma comida. Black Eyed Peas, traduzido para o português, significa “feijão-frade”.
Snoop Dogg – Acredite se quiser, mas foi a mãe do rapper, batizado de Calvin Cordozar Broadus Jr., que também deu a ele o seu nome artístico. De tanto sua mãe brincar que ele parecia o personagem Snoopy, de Peanuts, criação de Charles M. Schulz, o rapper decidiu adotar Snoop Dogg.
Faith No More – No início a banda se chamava Sharp Young Men, mas o nome foi mudado para Faith No Man por conta de Mike ‘The Man’ Morris, que era o vocalista da banda na época. Quando Morris deixou o grupo, os integrantes fizeram uma brincadeira com a saída de Mike e o trocadilho ‘The Man no more’ acabou virando Faith no More.
Alice in Chains – Surgiu de uma brincadeira com o título do livro “Alice no País das Maravilhas”, de Lewis Carroll. Os integrantes, no início da banda, queriam se apresentar vestidos com saias, por isso a preferência por um nome feminino.
Stone Temple Pilots – Antes a banda era chamada de Mighty Joe Young, mas já havia um cantor com esse nome. O vocalista Scott Weiland lembrou então da logomarca do óleo para motores STP – ele tinha o emblema no banco de sua bicicleta quando criança. Os integrantes começaram a pensar em nomes que tivessem as inicias STP até chegarem a Stone Temple Pilots. (Caroll Almeida)
eu adorei no dia em que fiquei sabemdo que ir ter esses shows queria muito ver todos ter esse privilegio
quero saber se marilyn mansom vem realmente ou é só fofoca?