Por Che Romaro
Cavalos, elefantes, camelos. Carroças, Marias-fumaça, bicicletas. Metrô, ônibus, carros. Navios, balões, aviões. Desde que o homem é homem ele tem necessidade de se locomover. E, como é um animal que transforma o mundo pra facilitar o seu trabalho, a cada nova invenção foi dando um jeito de ir cada vez mais longe, fazendo menos esforço e num período de tempo cada vez mais curto.
Chamou isso de progresso. Com o tempo, ter um carro se tornou um dos grandes sonhos de consumo dos cidadãos do mundo. Facilidades da vida moderna. E, parando pra pensar na ideia, é maravilhoso mesmo imaginar que a qualquer hora você pode ir até sua garagem pegar seu carro e ir pra onde quiser. Sem depender de mais ninguém. Fantástico, não é? Nem tanto assim.
Principalmente se você mora numa grande metrópole como São Paulo, Rio de Janeiro ou Tókio. O fato é que temos mais carros nas ruas do que as cidades comportam. Em alguns horários é mais rápido chegar a pé em determinado lugar do que de carro, preso no engarrafamento. E aí, caímos lá no primeiro parágrafo: se o homem inventou o carro pra chegar mais rápido e agora acaba demorando mais do que se for a pé, ou de bike, por que ainda usar o carro?
Isso sem contar a poluição. Apesar de ser chamado de automóvel, não é exatamente verdade que o carro se move sozinho. Como todos sabemos, ele precisa de combustível, e combustão gera fumaça, que gera problemas de saúde e ajuda no aquecimento global. São milhões de chaminés ambulantes e barulhentas circulando nas ruas todos os dias.
Infelizmente as coisas são mais complicadas do que parecem. Apesar de todos os problemas que eles causam, não podemos de uma hora pra outra extinguir os carros das ruas. Se resolvéssemos que a partir de hoje não se usa mais carro o mundo simplesmente pararia. Construímos nossas cidades em função dos carros, e não será num piscar de olhos que eles vão deixar de ser nosso principal meio de locomoção. É fundamental que se invista em infra estrutura para transporte coletivo, construção de ciclovias e, para aqueles que continuarão dependendo dos carros, incentivar que deem carona.
Solução
Mas, se não é possível eliminar os carros da nossa vida, será que pelo menos podemos dar um jeito de reduzir os danos que eles causam? O que será que as montadoras estão fazendo pra deixá-los menos poluentes? Se são as pequenas atitudes que vão gerar as grandes mudanças, será que a indústria automobilística tem ao menos tentado fazer a parte dela?
O SWU esteve no Salão do Automóvel atrás de respostas pra essas perguntas. Carros híbridos, carros que recarregam na tomada, carros feitos com material reciclável e muitas outras novidades estavam lá. O tema sustentabilidade está presente no salão, não há dúvidas. Isso começa a acontecer, talvez, por pressão da sociedade que cada vez mais percebe que, se não tomarmos uma atitude, o mundo não vai aguentar. Por pressão ou não, o fato é que há uma perspectiva de que, num futuro não muito distante, teremos carros que não poluem circulando por aí.
O Salão ainda apresenta como grandes atrações aqueles beberrões de gasolina, com motor possante e barulhento. Mas, interessante é perceber que os carros conceito, aqueles que mostram a evolução da tecnologia, necessariamente são carros movidos com energia limpa, sejam por eletricidade ou até por combustão de hidrogênio, que ao invés de fumaça solta vapor d’água pelo escapamento. Até um tempo atrás os carros conceito eram carros, mais potentes e com designs futuristas com cara de naves espaciais. Hoje eles ainda parecem naves espacias, mas está claro que o que faz deles mais modernos e evoluídos que os outros é o fato de usarem energia limpa.
Lembram do Deloreon? No começo do “De volta para o futuro” ele precisava de energia nuclear pra viajar no tempo. Mas já no final do primeiro filme, depois de ter ido para o futuro, ele volta movido a lixo orgânico. Se queremos que o futuro chegue é esse o caminho que devemos tomar. E, é claro, investir sempre em transporte coletivo pra que mesmo os carros com energia limpa não precisem entupir nossas cidades.
será?
tem que quebrar essa porra de monopolio do petroleo #legalizedilmavez
tem que quebrar essa porra de monopolio do petroleo
_|..| |..|_
enquanto os “carros do futuro” não chegam, deveria-se investir mais no transporte público mesmo =]
Né rs…